content creator camera

O momento perfeito para se tornar um criador de conteúdo é agora!

Author: Daniël de Groot - September 12, 2024

Tornar-se um criador de conteúdo está ficando mais fácil e acessível para os entusiastas iniciantes a cada ano. Mais vloggers, influenciadores, streamers e blogueiros estão encontrando seu caminho para pequenas comunidades em crescimento ao redor do mundo. E há boas notícias sobre isso também. Pesquisas mostram que a economia dos criadores de conteúdo é um negócio em expansão, crescendo ano após ano. Nos últimos 10 anos, plataformas como YouTube, Twitch.tv, Tiktok, Instagram e Buzzsprout mostraram números crescentes de criadores de conteúdo em suas plataformas a cada ano.

Mas será que você perdeu a chance de se tornar um criador de conteúdo bem-sucedido nos dias de hoje? A resposta é simples: Não!

Então, por que nunca é tarde para se tornar um criador de conteúdo bem-sucedido? Bem, para responder a isso, precisamos olhar além dos YouTubers, streamers do Twitch, podcasters e influenciadores. Muitos criadores não sabem disso, mas a criação de conteúdo não é a única indústria que está experimentando um crescimento massivo. Na verdade, há uma indústria afiliada a ela que também lucra com seu sucesso como criador de conteúdo. Fabricantes de hardware se adaptaram cada vez mais a essa nova forma de mídia, produzindo equipamentos especificamente projetados para isso. Fabricantes de áudio, vídeo e iluminação elevaram o nível de seus produtos nos últimos anos para oferecer equipamentos mais personalizados e profissionais voltados para criadores de conteúdo. Plataformas e serviços online também cresceram, oferecendo novas ferramentas e serviços úteis para não apenas construir seu público, mas também mantê-lo engajado com seu conteúdo. Mas isso ainda não explica por que nunca é tarde para se tornar um criador de conteúdo hoje. Para explicar isso, precisamos falar sobre você como aspirante a criador de conteúdo.

À medida que você avança por todas essas etapas, seu conteúdo pode chamar a atenção de outros criadores. Isso abre portas para novas oportunidades emocionantes, como colaborações — ou "collabs" onde ambos os criadores podem interagir com as comunidades um do outro, beneficiando-se de novos espectadores, seguidores e inscritos. Mas não para por aí. Muitas empresas também estão ansiosas para colaborar com criadores de conteúdo. Essas são o que chamamos na indústria de criadores de colaborações de marca e oferecem uma fonte de renda a longo prazo, essencialmente transformando você em um afiliado de marketing para sua marca.

Por que cada nicho de conteúdo tem seu próprio público fiel esperando por você

A beleza de ser um criador de conteúdo é que cada um deles demonstra sua criatividade de uma forma única. Seja você apaixonado por fazer vídeos de unboxing no YouTube ou prefira transmitir sua jornada rumo à fama no Twitch, sua personalidade, paixão e habilidade definem o conteúdo que você cria. E isso funciona de ambas as maneiras. Para cada criador de conteúdo único, há um grupo de seguidores que adora ver você e seu conteúdo. É seu trabalho encontrar essas pessoas e apresentá-las à sua comunidade. Agora, não nos entenda mal — isso requer determinação, trabalho árduo e a capacidade de aprender a cada dia para chegar lá. Mas se você estiver disposto a se esforçar, eventualmente, isso valerá a pena.

Você pode não ver isso agora, mas dentro de você reside um talento que pode inspirar, entreter e influenciar outros. Todo criador de conteúdo começa de algum lugar e, com perseverança, esse talento criará algo que deixa um impacto duradouro em outros novos criadores, enquanto dá um passo mais perto de realizar seu próprio sonho...

Mas é difícil realmente ganhar dinheiro com isso? Bem... sim e não. Ninguém fica rico no primeiro dia tentando algo. Seguidores ou assinantes não aparecem automaticamente no seu canal no momento em que você vai online. Consistência, criatividade, trabalho árduo e, mais importante, tempo são os ingredientes chave para fazer essa mágica acontecer. Com o tempo, você aprenderá maneiras melhores de engajar com seu público, e isso fará com que eles voltem. Isso é chamado de audiência principal. Mas não para por aí. À medida que você cresce sua comunidade, pode querer profissionalizar ainda mais seu meio de conteúdo. Frequentemente, criadores de conteúdo investem em equipamentos melhores e mais profissionais, como fones de ouvido, microfones, câmeras ou luzes principais, para tornar seu conteúdo mais atraente. Ou estão lendo blogs para obter as últimas dicas, truques e tendências, como, por exemplo, incorporar SEO no conteúdo dos vídeos do YouTube. Acredite quando digo que você raramente encontrará um criador que sabe tudo sobre a criação de conteúdo perfeitamente ou que gasta milhares de euros em equipamentos antes mesmo de começar.

À medida que sua criatividade, habilidade e paixão se combinam com equipamentos mais profissionais e ferramentas ou serviços online úteis ao longo do tempo, você alcançará seus objetivos de monetização como criador de conteúdo. Começará pequeno, talvez de €70 a €200 por mês, mas aprender e crescer seu conteúdo não para. E se você seguir todos os passos certos, sua monetização também não vai parar. Mas os criadores vão além disso. A monetização é apenas uma parte da renda de um criador de conteúdo. Afilições com marcas, patrocínios e sua própria mercadoria são (com o tempo) também formas de renda nas quais um criador de conteúdo pode se concentrar.

Supere seus medos, você está mais preparado para ser um criador de conteúdo do que imagina

Então, vamos dar um passo atrás e examinar por que você ainda não se tornou um criador de conteúdo. Por um lado, você pode se sentir confiante de que encontrou o nicho no qual deseja criar conteúdo e, talvez, até se sinta seguro em sua capacidade de aprender e crescer nessa área. Mas o que está realmente te impedindo de dar esse passo importante?

É o medo de que já existem muitos criadores produzindo conteúdo no nicho que você deseja entrar? Bem... já explicamos que não é apenas o conteúdo em si que impulsiona o crescimento de uma comunidade principal — é também a sua personalidade e como você apresenta seu conteúdo que faz a diferença. Então, vamos descartar essa razão. Talvez você tenha medo de não ter sucesso como criador de conteúdo ou esteja inseguro sobre se ganhará seguidores ou assinantes com o tempo. Ao ler nosso texto, agora você sabe que no começo, esse processo leva tempo e exige ajustes para encontrar o formato certo para você. Você também entende que é necessário trabalho contínuo para melhorar seu equipamento, qualidade e — o mais importante — seu conteúdo. Então, essa também não pode ser a razão.

Deixe-nos compartilhar um pequeno segredo que você talvez não tenha considerado. A verdadeira razão pela qual você ainda não deu esse passo pode ser que você tenha esquecido de aproveitar o processo de se tornar um criador de conteúdo. Você não deve se concentrar agora em metas de seguidores, visualizações ou assinantes, ou se preocupar se seu nicho está saturado. Em vez disso, concentre-se na paixão que você tem pela criatividade nesse nicho. Aproveite o engajamento social que você terá com sua nova comunidade. Pense em como você imagina compartilhar sua perspectiva única com o mundo, criando seu conteúdo. Não importa se poucos seguidores ou muitos assinantes se atraem pelo seu conteúdo — o que importa é que você está fazendo algo que ama e compartilhando isso com os outros com a mesma paixão.

Ser genuinamente você mesmo, mostrando sua paixão e personalidade em seu conteúdo, é a chave para o seu sucesso. Não tenha medo de cometer erros, abrace-os. Use-os para mostrar sua autenticidade, pois os espectadores adoram ver o verdadeiro você.

Portanto, pare de se pressionar com a "necessidade de ter sucesso" e comece a aproveitar o processo de criação de conteúdo. Vincular-se a um objetivo específico pode limitar sua criatividade, enquanto criar conteúdo puramente por amor ao que você faz irá te libertar. No entanto, aconselhamos você com um aviso: se você estiver criando conteúdo com a única expectativa de alcançar a independência financeira dentro de um prazo definido, então — como muitos já disseram antes, é provável que você fracasse.

As pessoas percebem quando você está mais focado em receber do que em dar, especialmente quando o engajamento com a comunidade está em falta. Se você estiver apenas pedindo apoio sem oferecer nada em troca, seu público notará. E eu garanto que é apenas uma questão de tempo antes que criar conteúdo comece a parecer um fardo. Você pode se sentir preso, sem ideias, com medo de que seguidores ou assinantes não assistam mais ou frustrado porque a independência financeira não está chegando tão rapidamente quanto você esperava.

Portanto, mude essa mentalidade se você realmente deseja se tornar um criador de conteúdo. Concentre-se na alegria de criar, engajar com sua comunidade e crescer organicamente. O sucesso virá quando você estiver genuinamente apaixonado pelo que está compartilhando. Dê esse primeiro passo sabendo que acreditamos em você. E se você tentar e descobrir que não é para você, bem, pelo menos você tentou e adquiriu uma experiência valiosa.

Mais do que uma loja virtual, a missão da Orinaku é apoiar sua jornada como criador de conteúdo

Na Orinaku, somos mais do que uma loja virtual focada em criadores de conteúdo — nos esforçamos para ir além dos limites de uma plataforma de e-commerce tradicional. Acreditamos que apoiar, promover e aconselhar todas as formas de criação de conteúdo é essencial para ajudá-lo a desbloquear seu talento. Seja você esteja começando com um ou dois seguidores, ou tenha um canal bem estabelecido e monetizado com milhares de seguidores, estamos aqui para ajudar.

Como entidade comercial, entendemos que seu sucesso está entrelaçado com o nosso. É por isso que estamos dedicados a oferecer conselhos que apoiam sua jornada para se tornar um criador de conteúdo bem-sucedido. Se você tiver alguma dúvida sobre, por exemplo, a configuração do seu podcast, procurando equipamentos de microfone acessíveis, ou qualquer outra coisa relacionada à criação de conteúdo, não hesite em nos contatar através da nossa página de contato ou nosso chat de atendimento ao cliente. Sem compromisso, somos apaixonados por compartilhar nosso conhecimento e experiência para ajudá-lo a crescer e prosperar.

Lembre-se, na Orinaku, sempre seremos seu fã número um, a cada passo do caminho.

12 Fatos divertidos sobre criação de conteúdo que podem te surpreender

Para finalizar este artigo, compilamos uma lista de 12 fatos divertidos sobre criação de conteúdo que podem até te surpreender. Lembre-se de que muitas dessas estatísticas são de alguns anos atrás e, como mencionamos ao longo do artigo, o mercado de criação de conteúdo está em contínuo crescimento. Pode ser um projeto de pesquisa interessante e divertido para você calcular essas estatísticas com base no ano atual antes de começar. E lembre-se, enquanto alguns criadores experientes podem se afastar de seus projetos, novos criadores estão sempre surgindo e prontos para se tornar a próxima estrela. Então, onde você se vê se encaixando nos próximos anos?

  • - O mercado global de conteúdo de vídeo digital deve alcançar US$ 204 bilhões até 2022.
  • - No segundo trimestre de 2021, o investimento total em startups da economia criadora foi de US$ 1,7 bilhão.
  • - 12% dos criadores em tempo integral ganham mais de US$ 50 mil, enquanto 9% dos criadores de nicho ganham mais de US$ 100 mil por ano.
  • - 68% dos criadores se consideram criadores em tempo parcial.
  • - Vídeos curtos são o tipo de conteúdo mais envolvente no Instagram.
  • - O mercado de aprendizado online deve ultrapassar US$ 305 bilhões até 2025.
  • - 17% dos consumidores assinam sites de membros de criadores.
  • - 67% dos consumidores conheceram um novo produto através de vídeos de criadores.
  • - 47% dos YouTubers conseguem ganhar US$ 200 ou mais por mês até 2023.
  • - O YouTube pagou mais de US$ 15 bilhões aos criadores ao longo de 2021.
  • - Mais de 21 mil criadores no YouTube têm mais de 1 milhão de inscritos.
  • - A Twitch.tv tem mais de 300 mil streamers profissionais que são monetizados.